quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Acatisia ou Sdr das Pernas Irrequietas

E para provar que as aulas de neurologia naquele cubiculo até servem para alguma coisa e que eu tinha razão quando dizia que eu tinha acatisia como a irmã da prof. carolina que tomou metoclopramida para não enjoar de lisboa ao porto e depois nao parou quieta a viagem toda (eu sei que já ninguém se lembra desta história, mas eu lmebro-me bem lá no escurinho da sala numa das inumeras aulas depois de almoço:)
... aqui vai o video... (a saber que eu não sabia que estava a ser filmada).





PS: Agora não sei se terei acatisia ou sdr. das pernas irrequietas! lol

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A pão e água (no 2º dia sem água)

No 2º dia sem água! Ontem à noite foi gastar água potável para "tentar" desligar o autoclismo e hoje de manhã a água volta!!!!

E hoje de tarde chego a casa e tomo banho! Coisa pouco usual porque só tomo banho ao fim da tarde!!! Mas Alá foi meu amigo e conduziu-me às profundezas de um banho mal cheguei! E tanta água que havia as 3 da tarde!

Depois chegou a noite e com ela a ideia de fazer frango estufado, tiramos tudo do frigorifico e fomos para a cozinha, e água? Não há água!!! E banho para a Gi?! Não há banho!!! Mentira há banho! Mas é um banho às prestações e de acordo com a potência da água!




E lá fomos comer torradas porque não há peça de louça que nos reste! E então foi recorrer aos boiões de doce para fazer de copos!





E há filmes!!! mas são muito insultuosos para com os donos desta residência para serem mostrados em publico!!

Há fotos!

O que há de comum?

O que há de comum entre os condilomas acuminados em forma de couve flor no anus e canal anal e a religião muçulmana?

A resposta: o padre muçulmano que foi operado hoje para queimar os condilomas por questões estéticas!

(abstenho-me de fazer comentários! Todo o meu veneno foi destilado durante a tarde com a Gi, e Deus castigou-nos ás duas e ficamos sem água para desligar o autoclismo, e comemos alguma coisa estragada no hospital que nos fez passar a tarde a tomar domperidona por causa do estômago - acho que foi o veneno concentrado! - Somos tão más!)

terça-feira, 18 de novembro de 2008

urgência de pediatria

Há coisas que apesar de parecerem que cientificamente têm piada, podem emocionalemnte não ter piada nenhuma, mas de qualquer das formas...

Esta segunda à noite retornamos às noite sloucas das urgências de pediatria com o médico para o qual ainda não conseguimos arranjar nome, apesar de ter oralhas de abano, ser hiperactivo e eu ter passado meses sem fim até descobrir que ele me fazia lembrar um primo meu!

De entre os casos apareceu-nos um rapaz de uns meses, não sei quantos, que nasceu com hidrocefalia, a qual estava corrigida com shunt ventriculo-peritoneal e que veio à urgência pela 10º vez por dificuldade em se alimentar, vomitos, febre, mas sem sinais meningeos, sem alterações bioquimicas que justificassem o caso. À observação fisica encontrava-se uma hérnica inguinal à direita, que segundo os médicos sempre teve desde nascença, e à palpação pareciam ansas intestinais...

mas uma médica desta vez lembrou-se de fazer Rx e ecografia para ver onde é que o tubo tinha entupido, porque ele devia estar entupido... e descobrimos o entupimento...

Basicamente o tubo do shunt enfiou-se pela hérnia e acumulou-se, qual novelo embaranhado por um gato, no escroto da pobre criança... aguardam-se novidades.


PS: Para não falar da menina de 6 anos com vómitos, diploplia e alterações dos movimentos oculares à qual foi descoberto um tumor cerebral. mas pelo menos por cá as coisas descobrem-se e no dia seguinte são operados! não há cá muita burocracia à espera do técnico especial de fazer panquecas que depois só atrasa a fila das cirurgias... são turcos, são turcos, mas às vezes sabem-na toda.

Curiosidades de cá...

Ora bem, já faltavam as últimas curiosidades desta terra…

Andávamos nós muito calmamente na área da Urgência deles (que também é uma coisa interessante de discutir mais para a frente, dado que não tem Triagem e num local para 4 camas cabem no mínimo 7 macas! E só com os 4 canais de oxigénio! Mas numa Unidade Pós Cirúrgica em que só há 2 oximetros tudo é possível! E a verdade é que tudo se salva!).

E encontramos os senhores que limpam o chão a utilizar esta nova adaptação de apanhador: é que por aqui não há apanhadores com paus verticais! Não! Aqui há apanhadores daqueles sem pau que com umas voltas de fita cola e um pau à maneira rapidamente se transformam em apanhadores verticais!



Ora bem, estava eu na fila dos correios para meter cartas, sim porque cá não há marcos de correios e temos que sempre que esperar na fila que é a fila para as cartas e para receber as pensões e para pagar a electricidade e a água, porque ainda não descobriram os benefícios de pagar contas pelo multibanco, quando me deparo com uma família inteira, avó, filha e neta e fumarem. Não que aparentemente haja algum problema ou seja preconceituosa, mas ver uma senhora velhinha, mais velhinha que as minhas avós, numa terra onde andam de lenço, a dar umas boas chupadelas a um cigarro ainda não me parece uma coisa natural! Mas quando sair da Turquia já tudo me deve parecer natural!






segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Últimas...

bem, as últimas é que tenho urgentemente que arranjar tempo para fazer filmes interactivos sobre Istambul e Capadócia, assim fica mais fácil colocar aqui sem ninguém perder a paciência, aceitam-se sugestões quanto ás musicas a colocar para cada filme. Sim , porque agora eu também sei fazer filmes com fotos e musica e filmes tudo ao memso tempo, afinal as aulitas do luis nao foram todas em vão, ainda existe a leve esperança de que eu possa ter salvaçao e nao vá directa para as profundezas :)

E a ultima ultima novidade é que nós em Portugal não entendemos nada de sair à noite! Saímos e depois enchemo nos de gordura nas bifanas e nas francesinhas e depois ficamos gordos e depois temos que ir ao barbosa colocar bandas gastricas e obrigar os pobres alunos a fazer histórias clinicas a pessoas que comeram mal, o chique chique é comer sopa as 4 da matina depois de ter emborcado um pouquito de álcool e de ter abanado o capacete! E é ver toda a Izmir, velhos e novos, num restaurante a comer sopa de lentilhas, sopa de tomate, sopa de miolos, sopa de estomago, sopa mista e pão quentinho até amanhecer!!!!