quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Igreja de São João

A lenda diz que São João escreveu os Evangelhos em Efes a pedido de outros disciplos e que faleceu na Igreja com o seu nome no Monte de Ayasoluk.

The 13th-century Golden Legend narrates John's death as follows:

According to Isidore, when John was 98 years old, that is, in the 67th year after the Lord's passion, the Lord appeared to him with his disciples and said: 'Come to me, my beloved: it is time for you to feast at my table with your brothers!' John rose and was about to go, when the Lord added: 'You will come to me on Sunday.'

When Sunday arrived, all the people gathered in the church that had been built in his name, and John preached to them at cockcrow, exhorting them to be steadfast in the faith, and zealous in carrying out the commandments of God. Then he had them dig a square grave near the altar and throw the earth outside the church.

He went down into the grave and, with arms outstretched to God, said: 'Lord Jesus Christ, you have called me to your feast: here I am, and I thank you for deigning to invite me to your table. You know that I have longed for you with all my heart!' When he had said this, he was surrounded by a light so brilliant that he was lost to human sight. Then, when the light faded, the grave was found to be full of manna. This manna is still produced there to this day, and it covers the floor of the grave, looking rather like the fine grains of sand at the bottom of a spring.


(o altar em que está sepultado o Apóstolo São João).

(o interior da Igreja com frescos preservados - era mesmo aos frescos que queriamos tirar a foto e não a nõs mesmos :)

(a Pia Baptismal - e sim, continua a ser grande, maior do que a da Igreja da Maria em Efes).

(Não sabemos bem o que era isto, será que era a pia de antigamente para nos benzermos à entrada da Igreja? - aceitam-se sugestões).

Inicialmente a sepultura foi protegida por uma Igreja de proporções modestas no sec. IV, mas no séc. VI o imperador Justininano construi imã Igreja magnifica dedicada ao Apóstolo.

Com o declínio da importância de Efes e as invasões dos Árabes, esta foi convertida a uma Mesquita em 1330. O edifício foi totalmente destruído em 1402 pelo exército Mongol e por sismos.


(Maquete do que foi a Igreja de São joão).





(Não entendemos para que servia este carreiro, uma espécie de condução de água, mas não chegamos a conclusão nenhuma.)







A Casa da Virgem Maria

No fim de semana, além de Efes e Selcuk, visitamos também a Casa onde supostamente a Virgem Maria viveu os seus ultimos anos de vida.Segundo o que ando a aprender, quando Jesus morreu pediu ao apostolo João que tomasse conta da sua mãe, e assim quando lhe foi destacado a porçao da Ásia para espalhar a Palavra do Senhor levou consigo Maria. João viveu e e está sepultado em Selcuk e a cerca de 7 kilometros de distância existe uma casa que, segundo várias e informações e lendas, dizem ter sido a casa onde vivia Maria.Tem apenas duas divisões e hoje está transformada em Igreja e já foi visitada por dois Papas.


(Interior da Casa com o Altar).


(Estes são extractos do Corão onde aparecem referências à Virgem Maria, os Muçulmanos acreditam em Jesus como sendo mais outro Profeta de Deus, e acreditam em Maria como sendo mãe deles também, por isso este local é não só local de peregrinação de Cristãos mas de Muçulmanos também).




(exterior da casa).




(Fonte com água que dizem ter propriedades medicinais, é algo salgada e tem gás e toda a gente leva garrafinhas para casa).

Medicina da Neonatologia

Da nossa breve passagem pela neonatologia fica este vídeo... É certo que a passagem foi curta, apesar de estarmos numa das melhores unidades do país com vários bebés com peso inferior a 1000 gr! Há por lá uns doutores que arranjaram a desculpa de terem muito que fazer para não nos ligarem nenhuma e em vez de ficarmos 8 horas a ver o relógio avançar sem fazer nada (nem o harrisson tinha à mão!) decidimos falar com uma das profs responsáveis e mudamos. Mudamos para onde? A fazer o que acharmos que é melhor para nós! E isso significa termos mudado para Hematologia (sim senhor, tem uns médicos fantásticos, que se fartam de falar connosco e de nos explicar) e a seguir ainda vamos para outra coisa qualquer, como disse, princesas, nós somos as princesas de cá!

Pelo caminho fica o video de telemovel de um bebé da Neonatologia com menos 1000 gr que por estar a chorar e a chuchar no dedo da Gi (tinhamos que o calar para não dessaturar e o parelho começar a apitar e impedir o EEG do bebé ao lado) iniciou um período importante de SOLUÇOS! Finalmente compreendi a "fisiopatologia anatómica dos ditos soluços".

A Lei Turca


O que está esta bandeira a fazer na porta do nosso quarto pela parte de dentro?

Qualquer um diria que estávamos malucas e que não era assim que divulgaríamos as belezas do nosso País. E teriam razão, se...

Se não fosse que há 2 dias atrás a tivessemos pendurado na janela do quarto (após enorme esforço de equilíbrio e jeitinho das mãos para a pregar ao mosquiteiro) e hoje para nossa surpresa batem-nos à porta... Sim, não era para baixar o som da música, era para avisar que é proibido ter bandeiras de outros países penduradas e que a segurança manda retira-la!

Tudo bem, se é proibido, mas continuamos no meio da depilação e da pintura de unhas e só depois iriamos retira-la - Não! Novo telefonema para o quarto: meninas desculpem mas o segurança está lá fora a espera que vocês retirem mesmo a bandeira!

E esta, hein? Lá fomos nós de perna meia depilada e unha meia pintada atrás do mosquiteiro e da bandeira e agora decidimos pendura-la ali! Esperemos que as mulheres da limpeza quando cá vierem também não achem que é lixo e a retirem!

Para provar que cozinhamos...

Ontem telefonei as avós, ora bem, estão admiradissimas que consigamos cozinhar aqui e quando dissemos que fizemos sopa, perguntaram logo com que tinhamos feito sopa? Há feira ao Domingo e está muito bem organizadinha, e até já encontramos Repolgas!
Para provar qe os nossos petiscos têm saido com alguma qualidade, pelo menos artistica aqui vão as fotos...




(O "Azeite", a "Manteiga, sim porque aquela garrafinha verde é o "Azeite" mas de "Azeite" só mesmo o rótulo, porque parece mais óleo; e a "Manteiga" que compramos como "Manteiga" viemos a decobrir que era de óleo de girassol, algodão e soja).
Posted by Picasa

A urna...

Ora bem, estavamos nós em plena hora de almoço com os nossos tabuleirozinhos recheados de pratos (sim porque aqui não há apenas um prato para o almoço e a tigela da sopa, aqui há o prato dos legumes cozidos, o prato da salada crua, o prato do arroz com massa, o prato da carne e a tigela da sopa, tudo em pratinhos de sobremesa, e sou eu obrigada a um exercicio de malabarismo sempre que vou da recolha de comida até á mesa de forma a tentar equilibrar tantos pratinhos!).

Ora bem, olhamos pela janela, e o que vimos nós?
Sim... uma senhora toda vestida de branco com o seu turbante branco a ajudar na árdua tarefa de meter um caixão num carro.
Até aqui estaria tudo bem, se não estivessemos a falar de um caixão com um morto lá dentro e de um carro que era, nada mais nada menos, que um vulgar carro de passageiros com os brancos traseiros rebatidos!
E bem tentavam eles meter lá o caixão, mas aquilo, dada as medidas do carro não era fácil, empurraram daqui, empurraram dali, enviezaram o caixão porque na diagonal cabe mais, chegaram os bancos a frente...

O resultado foi um caixão na diagonal, com a porta traseira do carro meia aberta, segura por uns fios (que na realidade eram ligaduras de hospital) a fazerem umas cruzes para evitar o caixão deslizar numa subida (nós duvidamos que numa subida aquilo fosse mesmo eficaz!), com o condutor e o acompanhante, que por sinal tinha uma barriga bem avantajada, muito chegados ao vidro da frente, porque tinham os seus bancos todos puxados para a frente.

Fotografias?! Infelizmente não há... eu sei que é dificil imaginar a cena... mas estamos na Turquia, onde tudo pode acontecer!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Efes X

E mesmo para acabar a saga de posts de Efes, deixamos esta pérola, mais uma das situações hilariantes que nos vão acontecendo por estas paragens.

Como no inicio se ouve mal aqui vai a legenda do inicio... "Estamos na igreja da Maria... Da Maria... Pronto, acabou de acontecer uma coisa um bocado insólita que é, nós andamos assim um bocado à frente de uma excursão de italianos e eles basicamente vieram pelo caminho a apanhar recordações, levaram assim uns ramos de árvores daqui e levaram pedras daqui, e não, não são estas pedras das colunas..."

Efes IX

E para acabar fomos visitar a Igreja da Virgem Maria.



E encontra-mos a Pia Baptismal da época, é certo que é bem maior que as nossas, mas dada a diminuição da natalidade, também já não devem vender este tamanho.
Posted by Picasa

Efes VIII


E para quem achava que os romanos não se divertiam, aqui vai aquilo que nós entendemos como sendo o Jogo do galo cá do sitio, é certo que fomos nós que inventamos esta teoria, mas tal como o algodão, as bolinhas e as cruzinhas não enganam.
Posted by Picasa

Efes VII

A sala de reniões dos romanos era uma coisa pequenita, quase tão pequena como a nossa Assembleia da Republica, como podem ver. Esperemos é que na altura fizessem mais do que hoje em dia! Pelo menos era a céu aberto não se podiam queixar que o aquecimento dá sonolência após a hora de almoço!



E finalmente, para descansar os banhos, os famosos hammans lá da época deles, se querem saber, nós aqui só vimos memso um amontoado de pedras, lá se isto tinha banheira de hidromassagem, temos pena, mas não a conseguimos encontrar, temos memso pena porque depois de andar isto tudo um banhozito de relaxamento ia mesmo a calhar!


Posted by Picasa

Efes VI

E como os Romanos eram muito práticos tinham esta estátua que iam mudando a cabeça consoante o Governador da cidade do momento, pelo menos segundo o guia da excursão em que nos infiltramos. Nós bem tentamos por la a cabeça para tirar uma foto e nos transformar-mos em Governadoras da cidade, mas a estátua era muito alta, acho que os Deuses se juntaram contra nóslá sabem que dariamos melhores governadoras que eles.



As Portas de Hércules, permitiam o estreitamento da rua, tornando-a pedestre e permitindo um maior controlo da entrada de pessoas e bens.


Esta seria o nosso local de trabalho se fossemos romanas daquele tempo: o Hospital de Efes!


E para completar só falta mesmo a Imagem do Símbolo de Medicina bem ao lado da t-shirt da Universidade do Porto,já diz o ditado - uma foto vale mais que mil palavras!

Posted by Picasa

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Efes V

As Portas de Adriano (verdade seja dita que este Adriano está em todo o lado!)


Mosaicos à frente das ourivesarias da altura (Observar o pato!Sim, a borra do café turco disse que numa viagem eu ia encontrar patos, cá estão eles!)


Templo de Adriano, mas segundo um guia que ouvimos (sim, já que levamos com os turistas todos, também temos direito de oucir as explicações dos guias) a importância residia na figura da Deusa Medusa que está no semicirculo interior e que abençoava o Comércio e este Templo está na rua onde existiam ourivesarias e comércio. Se é verdade? Vamos acreditar que sim, ainda nao investiguei. A Deusa Medusa é nem mais nem menos que a mulher que aparece na marca Starbucks, pelos vistos também quiseram ter a benção dos Deuses!


Fonte de Trajano, ainda se observa uma bola em mármore que era o mundo aos pés de Trajano, pelos vistos nessa altura já se desconfiava que a terra era redonda...

Posted by Picasa

Efes IV

Bem em frente ao Bordel, existe uma das maravilhas de Efes e da Turquia, e talvez mesmo do mundo: A libraria de Celso. Esta foi construida em 117 AD pelo filho do Governador da Provincia da Ásia, utilizada para o tumulo do pai, o Governador Celsus, e como Biblioteca. Tinha a capacidade para 12000 manuscritos e era à época a 3º maior Biblioteca do Mundo, sendo as primeira a de Alexandria e Pergamo.
As 4 estatuas que observamos simbolizam a Sabedoria (Sophia), Conhecimento (Epistema), Inteligência (Ennoia) e Valor (Arete).




Posted by Picasa

Efes III

A vista sobre uma parte da Ágora, construida no sec. I AC, era um importante local de negócio e discussões governamentais, tem um tamanho de 160x73 metros e foi também utilizada em períodos anteriores (sec. VII-VI AC) como necropolis.


A rua da Mármore, assim chamada porque... é feita de mármore (DAH!)


A meio da rua encontramos aquele que é o primeiro anuncio conhecido do mundo, e a que poderia ser? nada mais, nada menos que à mais velha profissão do mundo - a um Bordel! Ouvimos a um guia dizer que significa qualquer coisa como: "if we have the money you can get the honey" - o certo é que o pé indica a dircção do bordel e existe a tentativa do desenho de uma mulher ao lado do pé, a ver vamos se é uma publicidade enganadora!


Seguindo a Rua do Mármore, lá para o fim entre esta e a Rua Curetes encontramos de facto o Bordel, dizem que tinha quartos no primeiro piso, uma entrada com fonte e mosaicos das 4 estações, e uma estátua de Príapo, o Deus da Fertilidade, filho de Dionisio e Afrodite.

Posted by Picasa